Você conhece o Tui Na?
maio 3, 2024
Estima-se que o Tui Na nasceu entre 4000 a.C e 3000 a.C graças a registros encontrados em ossos e cascos de tartaruga. O Tui Na é ancestral aos sistemas de massoterapia japoneses que são mais conhecidos no Brasil como o Shiatsu e o Am Ma.
História
Tui Na é um nome contemporâneo, anteriormente a massoterapia chinesa era conhecida como Ma Sha, Am Qiao, Am Mo e vários outros nomes.
O Nome Am Mo remete ao Am Ma japonês, isto porque quando a massoterapia chinesa foi exportada para o Japão, recebeu o nome de Am Ma.
Na dinastia Ming surgiram dois grandes livros que marcaram a Medicina Chinesa: O Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo (Huan Di Nei Jing) e os 10 volumes de massoterapia de Huan Di e Qi Po (Huan Di Qi Po Am Mo Shi Juan). Infelizmente os volumes de massoterapia se perderam na história, porém há várias referências deste clássico no Huan Di Nei Jing.
A massoterapia chinesa nasceu na região central da China, isso pela grande quantidade de trabalhadores em plantações de arroz. Por ficarem expostos muito tempo a umidade, muitos sofriam de edemas e a forma mais eficaz para o tratamento era justamente uma terapia que usava recursos mecânicos para melhorar a circulação de Qi, sangue e líquidos corporais.
Um dos grandes marcos na evolução do Tui Na foi o nascimento de outra técnica conhecida como Xiao Er Tui Na (Tui Na para pessoas pequenas), ou simplesmente Tui Na pediátrico. É uma técnica que exige muito estudo e é uma grande vantagem para o uso da Medicina Chinesa em crianças, principalmente ocidentais, por não se usar agulhas ou moxabustão.
Manobras
Tui Na tem um leque enorme de manobras e algumas manobras específicas. Duas delas merecem destaque:
Yi Zhi Chan Fa (Meditação com um dedo): Está no rol das manobras mais difíceis do Tui Na. Esta manobra é excelente para o tratamento baseado em pontos de acupuntura.
A sua execução é com a ponta do dedo polegar juntamente com a flexão e extensão da articulação distal.
Gun Fa (Rolamento): É a manobra mais famosa do Tui Na. Esta manobra combina os movimentos de pronação e supinação do braço com os movimentos de flexão e extensão do punho.
As manobras de Tui Na dentro de um contexto tradicional devem ser treinadas em um saco de arroz e há uma lenda que diz, para um praticante de Tui Na ficar bom na manobra Gun Fa ele deve treiná-la no saco de arroz até que o seu conteúdo vire pó.
Esta manobra é o diferencial do Tui Na e todo praticante deve aprendê-la. Eu costumo dizer que o praticante que não sabe o Gun Fa não sabe o Tui Na.
Japoneses
O Am Ma foi influenciado pelo Tui Na. Muitos profissionais dizem que o Am Ma nasceu do Tui Na, porém eu prefiro dizer que o Am Ma foi influenciado por ela, pois o Am Ma recebeu também a herança de técnicas Japonesas ancestrais.
Os Japoneses são muito eficientes em regionalizar técnicas externas. A Acupuntura é um ótimo exemplo: As técnicas japonesas são completamente diferentes das técnicas chinesas. Os Japoneses alteraram a técnicas conforme a cultura e necessidades locais, porém respeitam os mesmos pilares da Medicina Chinesa. Outro grande exemplo é a moxabustão, os Japoneses se tornaram tão eficientes com a moxa, que eles conseguem resolver patologias complicadas queimando moxas menores que um grão de arroz.
Se você não conhece o Tui Na, conheça! É uma excelente ferramenta da Medicina Chinesa que por si só resolve uma gama imensa de patologias e pode ser aplicada em conjunto a outras terapias como a Acupuntura e a Fitoterapia.
Para quem quiser aprender, busque boas escolas e bons professores e pesquise a fundo. Infelizmente literaturas em Português não são boas referências. Livros traduzidos das universidades chinesas e livros americanos são as melhores referências para uma boa pesquisa.